21/08/2012

Sua caminhada no seio materno

Após aquele terno e amoroso abraço acontecido entre seus pais com o intuito de gerar um filho, você começou a existir. Os pais lhe forneceram o elemento genético e Deus lhe ofereceu a alma. Você começou a viver. Repetiu-se o “façamos o homem... homem e mulher ele os criou”  (cf. Gn 1, 26.27).
Aí foram distribuídas as tarefas para cada um: a mamãe, o compromisso de lhe oferecer, através do seu próprio sangue, os elementos  componentes do seu ser; ficou encarregada de tecer, de fazer seu corpo e, de algum modo, sua alma. Seu pai ficou responsável para, através do seu trabalho profissional, trazer para a esposa o alimento necessário destinado a ela e ao filho em formação; Deus se encarregou de fornecer, através da natureza, todo o necessário para seu pai colher e levar pra casa para abastecer o lar de tudo que é preciso para a realização de tão sublime empreitada. Que coisa espetacular, não é gente?
E atenção. Anote e guarde no coração e adote no seu viver de cada dia: Deus é sempre o primeiro em tudo para você, para cada um de nós. Ele é a verdadeira fonte da vida (cf. Gn 1, 1-27).
Continuaremos a conversa.

07/08/2012

Eleição outra vez

Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10)

Há dois anos escrevi um artigo dando orientação sobre eleições. Uma vez que o artigo continua em plena valia, passo a repeti-lo para proveito de quem esteja necessitado, Ei-lo:

Ano eleitoral:

            Sempre que nos chega mais um ano de eleições, de imediato nos vem esta pergunta: vou votar em quem? Pergunta que, quase sempre, vem seguida por esta exclamação: “todo político calça quarenta!”  Ou esta outra: “todos são farinha do mesmo saco!”

Que fazer então? Como escolher o nosso governante?  Eis algumas informações que podem lhe ajudar.


Quem não merece o seu voto?
1)       Aquele candidato que lhe oferece alguma coisa em troca do seu voto (dinheiro, tijolo, emprego, cirurgia,  etc). E por que ele não merece o seu voto? É porque:

a)    Está faltando com o respeito a você. Ele (a) está lhe considerando uma pessoa venal, uma pessoa desmoralizada que se vende por qualquer coisa.
b)    Comprando seu voto ele (a) se sente descomprometido (a) com você. Ele vai pensar assim: comprei e paguei, estamos quites.
 c)     O dinheiro que usam para comprar seu voto é dinheiro seu, é o dinheiro que lhe devia ser entregue em forma de melhor salário ou de algum benefício público como saúde, educação, esgoto, barragens, etc. E não lhe entregaram como salário nem usaram em benefício do povo. E ainda têm o atrevimento de, com seu dinheiro, querer comprar o seu voto. Não acha que é muito “cara de pau” um (a) sujeito(a) desse? 
d)    Votando em candidato que compra (ou tenta comprar) voto você está prejudicando a você mesmo, seus familiares, o povo de sua cidade, do seu estado e de todo o Brasil. E por quê? Porque, está colocando no governo (legislativo ou executivo) uma pessoa indigna; está uma pessoa sem caráter e sem responsabilidade social; está colocando alguém que vai explorar ou continuar explorando o nosso povo. Não dá. Não é?

2)    O candidato favorável ao aborto (direto ou através de experiência com célula-tronco embrionária). Se ele (a) não respeita uma vida que se faz, quem garante que vai respeitar sua vida já no estado adulto ou mesmo ainda no estado jovem? Francamente: a pessoa favorável, na mente ou na execução, ao aborto é, simplesmente,  um monstro. Não tenho  outra para qualificá-lo. E quem quer um monstro no governo?

3)    Aquele (a) candidato (a) que tem o passado comprometido com algum tipo de corrupção. Diz o povo que: “quem faz um cesto faz um cento”

Quem merece o seu voto?
           Merece o seu voto o candidato que:
·         Tem vivência religiosa, tem vida de oração, que vive em sintonia com Deus. E não o candidato (a) indiferente à religião. Se ele não considera Deus como vai considerar você?  (cf. 1Jo 4,20).
·         Pessoa competente (de preferência formado em direito).

·         Pessoa honesta, gente de caráter.
·         Alguém que tenha sensibilidade social.
·         Pessoa emocionalmente ajustada (não seja alcoólatra, tenha a vida afetiva em ordem...).
·         Em suma, que seja  um homem ou uma mulher direitos.
De outro jeito não serve.

E como descobrir um bom candidato?
             Como posso saber que alguém é ou não é um bom candidato (a) se ninguém traz letreiro na testa? Veja o que se pode fazer:

·       Sondar a vida passada da pessoa que deseja ser eleita. Sondar na família, no trabalho, no desempenho do mandato se se trata de reeleição, no relacionamento social e, sobretudo, no relacionamento com Deus, na sua vida religiosa.
          Para isso buscar informações com as pessoas do nosso conhecimento. Isso não é se meter na vida alheia não; isso é escolher uma pessoa que sirva para exercer um mandato.
·       Ouvir programa informativos no Rádio ou na Televisão. É muito importante, sobretudo, ouvir comentaristas políticos.

 ·       Escolher não apenas uma pessoa boa, mas que seja, simultaneamente, uma pessoa competente para exercer a função que deseja ocupar.

 ·       No tempo da campanha política ver ou ouvir, com atenção, o guia eleitoral, dispensando particular cuidado às entrelinhas da conversa do candidato.

         Lembre-se: você está escolhendo o seu governante (no executivo ou no legislativo). Cuidado para não dar um passo errado.

E atenção.
         
          Política é coisa séria!  Se nós não começarmos a votar certo agora, o nosso país não vai melhorar nunca! E ai de nós!    
           Converse com seus amigos sobre o que você acaba de ler.  Boa ideia é tirar cópia e passar para alguém do seu circulo de amizade.