24/09/2013

Oxigênio: sem ele você morre.

            
imagem da internet
Quando o garotinho nasce o médico lhe dá uma palmadinha e ele chora. Neste choro inicia-se a inspiração, o ar entra pela primeira vez em seus pulmões. Chegou o oxigênio. Antes o recebia através da mamãe que já lhe passava um sangue oxigenado. Agora o garotão tem que se virar se quer continuar vivo. É o que todos nós fizemos e continuamos a fazer e, por isso, estamos soltos na caminhada da vida.
            Resolvi tocar nesse assunto, hoje, para prosseguir nossa reflexão sobre a vida bem como lhe lembrar o valor do ar em sua, em nossa existência.
            Respirar e respirar bem, eis a nossa primeira e grande responsabilidade perante a vida. E por quê? Porque é o ar que transporta o oxigênio para o nosso corpo. Ele penetra em nosso organismo pelo nariz e pela boca, passa pela traqueia e chega aos pulmões. Nos pulmões o oxigênio é absorvido e levado pelo sangue para todas as células do corpo. E ai o oxigênio produz calor e a energia do nosso corpo mediante a queima de hidratos de carbono, proteínas e gorduras através de uma reação química que ocorre dentro das células.   
            É graças a esse processo químico que somos quentes, que temos nossa força muscular, nossa energia. Sem oxigênio, portanto, não temos força, não temos calor, não temos vida. Dai a importância fundamental do ar para nós e também a importância essencial de respirar bem.
            E agora? Como viver numa cultura poluidora do ar como a nossa? Polui-se o ar pela fumaça das indústrias, dos canos de escape dos veículos, e por outras modalidades que todos conhecemos. E a situação se complica mais ainda pela prática do desmatamento irresponsável. A árvore purifica o ar e nós a matamos; vamos apelar pra quem agora?

            Então deixo aqui, um pedido a você, meu caro internauta: Faça tudo o que estiver a seu alcance para evitar a poluição da natureza. Se possível, plante uma arvore em frente a sua casa (até uma trepadeira serve); se você tem um sítio ou fazenda plante arvores ao longo da cerca; plante o mais possível. Oriente as crianças para que não estraguem as árvores, por exemplo, descascando-as. Faça isso; você vai ter mais saúde e todos ficamos muito agradecidos.    

Nenhum comentário: