20/08/2013

Quero minha mãe de volta (Carta aberta às mulheres do Brasil)

Minha irmã.

Permita-me entrar em contato com você para lhe fazer um pedido.
Nas minhas pesquisas em busca de matéria para refletir o problema do alcoolismo deparei-me com uma surpresa por demais desagradável: Descobri que as mulheres estão bebendo mais que os homens. Fiquei estarrecido!

Comecei a pensar: Se a mulher está bebendo mais que os homens então o que será de nós que dependemos dela em tudo a começar pelo nascimento? Ninguém nasce a não ser de uma mulher. Por isso não é sem razão que ela é considerada a grande educadora da humanidade. Desde o nascimento (para não falar da concepção e gestação) o ser humano depende desta educadora. Não estou dizendo que o homem não é educador, não; é também um educador. Mas a mulher o é de maneira muito mais abrangente, muito mais completa, ela é, por natureza, a grande educadora. É a mestra indispensável. Lembro aqui a afirmação do padre Zezinho, scj, em programa de televisão: “Toda criança necessita de escola e de colo”. Ou seja: toda criança precisa de escola para aprender a ler e se socializar; precisa de colo para receber amor  e carinho, para se humanizar. Existe alguém mais carinhoso que u’a mãe? Assim o padre Zezinho afirma que não pode faltar nenhuma das duas coisas: escola e colo.

Na atualidade social brasileira estamos sofrendo esta ausência. É como dizia-me um amigo: “Guilherme, no nosso tempo quem educava as crianças eram os pais; hoje não, hoje quem educa é a televisão. Daí o desastre na sociedade brasileira”. Eu repliquei: você tem razão.  

Então a realidade de um pais cheio de baderna, de violência, de estupros, assaltos, assassinatos, tudo é consequência de uma sociedade criada sem amor, sem carinho. Faltou isso (o amor) o ser humano perde sua identidade de gente.

E agora vem a triste descoberta: As mulheres estão bebendo mais que os homens! Que se pode então, esperar delas? O que se pode esperar de alguém por demais alcoolizada? Da vontade de chorar; não é verdade? Brincadeira gente!!!  “Não convém aos reis beber vinho”, diz a Bíblia em Provérbios 31, 4; ora se não convém ao rei beber, muito menos à rainha! Você não acha minha senhora? Ou você esqueceu que a mulher é a rainha do mundo? E a Bíblia ainda insiste... “Quem se embriaga não chega a ser sábio” (Provérbios 20,1). Então eu pergunto: Uma mulher que não é sábia tem como educar uma criança?  

É por isso que estou escrevendo a você, minha irmã. O Brasil (e o mundo) está sofrendo demais porque está com amor de menos. E você, minha querida, fonte de beleza e amor, vai deixar que o Brasil continue assim? Que o Brasil continue dilacerado por falta de seu carinho? Não acredito. Mulher é feita de amor e carinho; por isso eu creio numa resposta positiva ao meu apelo: Quero minha mãe de volta. Por favor não troque a grandeza que você é por dose de bebida alcoólica. Nós meninos e meninas (e mesmo adultos) precisamos muito de você; nós dependemos de você para sermos uma personalidade completa. Não podemos continuar na condição de trapos humanos, de degenerados, de decaídos. Creia-me, para o Brasil se recuperar, abaixo de Deus, só depende de você, minha santa.

Por tudo que lhe falei atrevo-me a lhe pedir: Por favor, deixe de beber! Se ainda não bebe, não comece a beber. Seja a mulher que Deus planejou, a grande parcela humana que teima em caminhar sem Deus, não serve pra você, não serve pra ninguém.
Vamos construir uma sociedade nova; topa?  


PS.:  Você pode dizer:  só bebo socialmente. Certo. Mas, veja o que já escrevi sobre isso em artigo anterior.