22/10/2013

Beber Água III

Prometi e estou voltando a escrever sobre a água.
                Na vez passada focalizei as doenças que podem surgir pela deficiência de água no organismo. Hoje trago o que de positivo a água nos traz. Apenas transcrevo o ponto de vista médico do Dr. Jong Suk Yum, no seu livro “Irrigação da vida”. Diz o ilustre médico:
                “Do ponto de vista médico chego às seguintes conclusões: a) a água melhora a circulação sanguínea (água corrente não apodrece); b) á água apoia a atividade soro-linfática; c) a água favorece o equilíbrio entre ácido e base; d) á agua exerce função de controle e manutenção permanente da temperatura do corpo; e) contribui decisivamente para a produção de glicose biológica; f) estimula o metabolismo celular; g) estimula a função vaso-capilar; h) é agente da purificação dos órgãos; i) é agente para eliminação de toxinas; j) previne a prisão de ventre (fogão limpo queima melhor); l) previne o surgimento de guanidina; m) é fundamental no tratamento de diarreia.
Além desses pontos, a água será ainda o melhor remédio no tratamento de casos de vômitos, fundamental para o fornecimento necessário ao organismo e na eliminação de mal odores (suor e hálito). A água previne a embriagues alcoólica e ulceras, é medicamento substancial no tratamento de epilepsia, além de controlar o excesso de transpiração, favorecendo o rejuvenescimento da pele.
São, enfim, infinitos os benefícios decorrentes de uma consciente e correta ingestão de água.” (Yum. Jong Suk, Irrigação da vida. Editora Convite. São Paulo-SP, 1986. pág, 145-146).

                Não é possível que você ainda teime em não beber água direito. Não é verdade? 

Beber Água II

           
 Volto ao tema da água. Já foi dito que nosso corpo tem em sua composição 70% de água. Vimos também que o corpo perde dois litros e meio de água por dia. Dai a necessidade de beber água em boa quantidade. Ou seja: precisamos beber dois litros e meio de água por dia. Ou até mais, ou até menos, dependendo do calor ou frio suportado. Então, se você não repõe a água perdida sintomas como (a) enrijecimento; (b) arteriosclerose; (c) destruição dos vasos capilares (d) sobrecarga no coração; (e) sobrecarga no sistema nervoso; (f) gripes; (g) doenças do nariz, garganta e traqueia; (h) prisão do ventre; (i) hemorroida; (j) produção de toxinas; (l) uremia; (m) úlceras, etc, vão bater à sua porta. Você adoece. Isso é coisa certa; não é talvez.
            Mas existe uma maneira certa de se beber água. Não é do jeito que a gente toma normalmente: gut, gut, gut e vira o copo de uma só vez. Não; água se bebe aos goles. Bebendo-a de vez ela se desvia do caminho certo. Vai direto para o coração e os rins até ser jogada fora como urina. Ela não fica nem uma hora em nosso corpo. Tomando-a aos goles ela vai pelo caminho correto que é ir para o fígado através do intestino delgado; e ai ela demora no organismo o suficiente para realizar, a contento, o seu papel. Então você vai caminhar de maneira sadia.
            Não há horário certo, determinado para se beber água; é seguir a necessidade do corpo. Também não se deve esperar a sede se manifestar para poder beber água, não. Quando a sede se manifesta, já é um grito de socorro do organismo: acuda-me por favor!
            Mas, um método muito bom indicado por especialistas no assunto é este: logo que acordar, tomar um ou dois copos de água. Durante a manhã e durante a tarde, tomar um gole de meia em meia hora; um a dois copos trinta minutos antes e trinta minutos depois das refeições; um a dois copos meia hora antes de deitar pra dormir. Durante as refeições pode tomar a quantidade que achar conveniente.

            Tudo bem? Voltarei ao assunto. 

01/10/2013

Beber Água

            
Certa vez um amigo me falou assim: “Guilherme, estou com pena do povo; o povo está morrendo porque não bebe água suficiente!” Pensei um pouco e vi que ele tinha razão. Tem mesmo muita gente adoecendo e morrendo tendo como causa principal a falta deste precioso líquido no organismo. Conversando sobre o assunto, muita gente diz: bebo muito pouca água. Outros: eu quase não bebo água. Outros ainda: eu não gosto de beber água, e assim por diante. Perceba como a coisa está séria.
            Veja você: todo o universo proveio da água. Não há um ser vivo neste mundo que não dependa da água. Setenta por cento (70%) do nosso corpo é água.
            Tendo em vista que nosso organismo bota pra fora, todos os dias, dois litros e meio de água através do suor, da urina, das fezes, da tosse..., temos que repor essa água perdida todos os dias. Isto não é facultativo, não; é necessidade orgânica. A prova é que se alguém deixar de beber água durante 5 (cinco) dias morre.
            A regra é: se você bebe agua suficiente todos os dias tem saúde; caso contrário se não beber água suficiente já está morrendo aos poucos. E por quê? É que a insuficiência de água gera doenças. Por exemplo, conforme informação do Dr. Jong Suk Yum, faltando dez por cento (10%) de água da quantidade normal que a pessoa deve ter no corpo, já aparecem os seguintes sintomas: angustia, desânimo, depressão, distúrbios corporais como delírios, alucinações. Vinte por cento (20%) das pessoas atingidas por essas doenças chegam a falecer. (Irrigação da Vida, pág. 111). Já pensou? Beber água é coisa séria, gente!

            Mas como beber água? Qual a maneira correta de bebê-la? Que quantidade de água precisamos diariamente? Voltarei ao assunto.