19/11/2013

Viver, só na graça

         
Vejamos mais um fator de vida: A Graça Santificante. Sei que existe gente que não acredita nisso. Mas preste bem a atenção. A vida vem de Deus; só Ele é a fonte da vida. E Deus deu para o homem a vida natural e também a vida sobrenatural (sobrenatural é o que está acima da natureza; é puro dom de Deus).
       Mas pela desobediência a Deus Adão e Eva perderam essa vida. Entretanto, por sua morte e ressurreição, Jesus a devolveu para nós. Esta vida é a força de Deus para vivermos plenamente felizes. Ela ajuda a nossa vida natural a se manter bem.
           O Pecado nos separa de Deus; deixa-nos espiritualmente mortos. E esta situação influi na vida natural, levando-nos a doenças. Como isso acontece? Jesus já nos sinalizou quando disse: "Sem mim nada podeis fazer" (Jo 15,5). Estar no pecado é estar sem Jesus. A pessoa está espiritualmente morta (Cf 1TMm 5,6). Em consequência vai caindo de pecado em pecado com ressonância no físico. Exemplo: A pessoa perde a força para se controlar diante de um gostoso prato de comida, diante de uma mulher bonita, diante de um copo de cachaça, de uma provocação por parte de alguém, etc. Estas coisas podem nos trazer problemas intestinais com suas consequências, algum tipo de agressão, problemas de figado, problemas de convivência no caso de algum tipo de agressão, brigas com ferimentos, etc. 
           Então o corpo adoece em consequência do pecado ou ausência da Graça Santificante. Esse fato nos é atestado pela Bíblia Sagrada quando Deus fala para Adão "Você (...) não pode comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela você comer, com certeza você morrerá" (Gn 2,16-17). E Jesus disse ao paralítico curado na piscina Betesda: "Você ficou curado. Não peque de novo, para que não lhe aconteça algo pior" (Jo 5,14).
           Você está vendo? Em pecado ninguém pode ter saúde, temos que estar na Graça Santificante. 
          Daí já se percebe como é importante batizar as crianças desde pequeninas a fim de terem logo a fora de Deus na caminhada da vida.
Pe. Guilherme

05/11/2013

Alimentação

            Alimentação, como todos sabem, é o terceiro fator de sobrevivência humana. Ela é o grande fundamento, a grande base da saúde física, mental e espiritual. Sem alimentação não há saúde e sem saúde não se trabalha; sem trabalho não temos o que necessitamos, não há progresso. Sem saúde desaparece a disposição para realizar nossos ideais; até a imaginação se ressente; a alegria vai embora e a pessoa começa a caminhar, a passos largos, para a sepultura; adoece e morre.
            A gente percebe e sente a gravidade do problema da fome quando visita as periferias das grandes cidades bem assim como, vê programas de televisão focalizando o drama da fome em terras de nossa mãe África. Dá até vontade de chorar, não é verdade? 

            Até quando a humanidade vai caminhar assim? Uns têm de sobra ao ponto de esbanjar; outros não têm o mínimo para viver sadios e felizes. Assim não dá. Temos que fazer alguma coisa para aterrar a grande fonte produtora da miséria humana: o egoísmo descarado das lideranças do Brasil e do Mundo inteiro. Estou certo? Sem alimentação adequada não dá mesmo.