19/09/2014

Ainda sobre jejum

Como reflexões finais sobre o jejum, lembro o seguinte: ao se programar para jejuar tire da cabeça a ideia de que vai passar um dia ou dois, ou até mais, de fome; não, você não vai passar fome, você vai ter uma alimentação diferenciada, apenas. Você vai continuar se alimentando; só que, é alimentação à base de liquido. Veja o que podemos tomar durante o jejum, conforme orientação de Dr. Soleil:

Suco de hortaliças
            O ideal é tomar o suco de um tipo de hortaliça por vez e tomar o suco espremido na hora. O suco de alguma hortaliça como o alho poró, o nabo ou a bata tem que ser diluída em água.
            Podemos misturar duas ou três hortaliças ou duas hortaliças com uma maçã (a única fruta que combina bem com hortaliças). Por exemplo: cenoura-salsão-beterraba, espinafre-cenoura-alho, cenoura-maçã-salsão, tomate-alface-pepino. Na falta de suco fresco, podemos usar um suco de hortaliças conservado por lactofermentação.

Caldo de hortaliças cruas ou cozidas
            O caldo cru é obtido cortando uma ou várias hortaliças em pedacinhos que mergulharmos na água à temperatura ambiente, durante doze a vinte e quatro horas. Vitaminas e minerais contidos nas hortaliças passam para água, que coamos e bebemos. As hortaliças são eliminadas. Essa bebida vegetal favorece a diurese e os mecanismos de eliminação.
            Preparamos o caldo de hortaliças cozidas fervendo a água e as hortaliças picadinhas durante dez minutos e, depois, deixamos descansar por trinta minutos. Coamos, jogamos as hortaliças e bebemos o caldo à temperatura do corpo. O caldo cru é preferível ao caldo cozido, pois o cozimento destrói vitaminas e enzimas de calor.
            Podemos acrescentar ao caldo cru ou cozido algumas ervas aromáticas ou um pouco de água em que ficou de molho uma pimenta malagueta. A experiência pessoal permite escolher o caldo mais adaptado às necessidades do momento.

Chá de ervas
            Um chá de ervas escolhidas segundo suas propriedade medicinais pode ser benéfico.  Não devemos adoçar com açúcar, mas podemos adoçá-lo ligeiramente com mel. Não devemos tomar o chá muito quente!

Poção mágica
·         1 colher (de sopa) de suco de limão
·         ½ colher (de sopa) de mel  ou rapadura
·         7 colheres (de sopa) de água
·         1 colher (de sopa) de água em que  colocamos uma pequena pimenta malagueta amassada. (Para evitar que fique muito  forte, colocamos a pimenta em um copo cheio de água e coamos logo para tirar a pimenta.)

O suco de limão e a pimenta estimulam as funções excretoras. O mel assegura uma  glicemia (taxa de açúcar no sangue) constante e evita os momentos de fraqueza característicos do jejum de água pura. O jejum com a poção mágica requer etapas bem mais curtas do que o jejum com água ou outras bebidas. A poção mágica também pode ser usada para corrigir os sintomas de acetonemia durante o jejum.

Rejuvelac
            Mergulhamos durante uma noite um punhado de grãos de trigo(de cultura orgânica) num vidro. Cobrimos o vidro com um pedaço filó preso por um elástico. No dia seguinte, despejamos a água, enxaguamos os grãos em bastante água corrente e deixamos o vidro inclinado a 45 graus – com a boca virada para baixo – durante três dias na sombra. Enxaguamos de manhã e à noite*.
            Quando os grãos d trigo germinarem estão prontos para fazer o rejuvelac: moemos os grãos germinados grosseiramente (no moedor de carne ou liquidificador) e colocamos um punhado dessa substância no fundo de um vidro de um ou dois litros. Enchemos com água não clorada e deixamos fermentar durante três dias. Coamos e bebemos o liquido. Sua riqueza em minerais, vitaminas e enzimas (provenientes da fermentação) faz do rejuvelac uma bebida de grande valor para o jejum.
*Veja “Você sabe se alimentar?, pp 24 a 26.

Água
            É mais fácil fazer um jejum com água após alguns dias de jejum com o suco de frutas ou de hortaliças, com caldo ou rejuvelac. Escolhemos uma água de fonte natural, agradável ao paladar (podemos consultar os testes bioeletrônicos que medem a vitalidade da água). A vitalidade das águas engarrafadas podem ser aumentada com algumas gotas de limão ou alguns raminhos de brotos de trigo. A água clorada da torneira é contra-indicada. Um filtro pode ser facilmente instalado para fornecer água purificada.

Fonte: Dr. Soleil, Você sabe se desintoxicar? 2ª edição. São Paulo, Paulus.1993. pág 75 a 80.