18/12/2015

Ladrão, coisa esquisita!

Certa vez, conversando com um amigo, ele assim me falou: Guilherme, o ladrão é coisa indispensável para a vida da sociedade. Por que você diz isso, perguntei? E ele:  o ladrão é indispensável para o funcionamento do comercio. Sem ele ninguém compraria uma porta, um ferrolho, uma fechadura; não haveria emprego para policial e seguranças; advogado não ganharia dinheiro; juiz também não tinha vez. Até o banco sofreria as consequências, pois, o povo deixaria de depositar o dinheiro no banco para guarda-lo debaixo do colchão. (Até eu me lembro que antigamente os gerentes de banco imploravam para as pessoas depositarem dinheiro e ainda pagavam um certo percentual ao depositante. Hoje eles fazem é cobrar da gente).
            Outra vez, comentando o mesmo assunto com um juiz amigo ele me disse: “é, Pe. Guilherme, o ladrão é um mal necessário”.  
            Você concorda com isso? Eu não concordo. Não creio que o ser humano, para viver bem, feliz e praticando o bem tenha que ser impelido por agente do mal.
Acho que o homem gosta de viver bem sendo alegre e feliz; e uma casa bem ajeitada, confortável faz parte do conjunto de ser feliz. O homem, com certeza, sem ladrão ou qualquer tipo de violento, saberia e aceitaria se compor muito bem. Não é possível que ele, um ser de tamanha grandeza e dignidade aceitasse viver de qualquer jeito. Seria fraqueza demais.     
Inclusive, é o que insinua a Palavra de Deus na orientação para a construção do templo: casa bem feita e bonita (cf. 1Rs 6-8). Davi, por sua vez, nos informa a respeito de seu suntuoso palácio construído com madeira de cedro (cf. 1Cro 17,1).

Decididamente: a sociedade, para viver bem, não precisa de ladrão; precisa é de conversão. Ladrão é excrecência! 

Nenhum comentário: