22/01/2016

Ladrão & Ladrão: qual dos dois?

                       
A experiência do dia a dia nos mostra a presença de dois tipos de ladrão entre nós brasileiros: é o ladrão pobre e o ladrão rico (o tal ladrão de gravata). O ladrão pobre, aquele que rouba um publico mais próximo dele (galinhas, produtos da roça, dinheiro, veículos e às vezes, banco), parece que incomoda mais o cidadão comum, gente mais próxima dele. O ladrão rico (o de gravata) prejudica a nação inteira. É o que dizem os pesquisadores. Pois, o roubo dele se situa mais na faixa de milhões, bilhões, e se brincar, até trilhões de reais. E isso repercute na nação inteira, que, por vezes, é penalizada discretamente pelo acréscimo de mais um imposto para compensar o rombo infligido ao país. É danado! Mas acontece.  

            E aí vem a pergunta: ladrão pobre e ladrão rico, qual dos dois preferir? Claro que nenhum, não é verdade? Só que, como diz o ditado “ruim por ruim vote em mim”: eu voto no ladrão pobre. E por que voto nele? É porque o dinheiro que o pobre rouba é gasto aqui mesmo entre nós; e o dinheiro que o rico rouba é levado para fora do Brasil; é depositado em bancos estrangeiros. É, portanto, um dinheiro que sai do nosso cofre  para o cofre do vizinho. Já pensou?
            Então, ladrão não queremos nenhum; mas já que existe opto pelo ladrão pobre. Ele faz menos mal. O ladrão rico é simplesmente detestável. Detestável com todas as letras maiúsculas. Ele descapitaliza o nosso país. Droga! 

Nenhum comentário: