15/01/2016

Ladrão, ser contraditório

Já tenho dito em conversas rotineiras que sou fã do ladrão. Veja bem: fã do ladrão, não da roubalheira que ele apronta. E porque admiro o ladrão? É por sua inteligência e sua coragem. Já pensou o cara calcular tudo e programar de maneira que dá tudo certo? Alguém me falou que, em Recife, eles calculam direitinho para pegar todos os sinais da Avenida Agamenon Magalhães abertos na hora da fuga. Isso não é talento? Claro que é. E o esquema que montam para assaltar o banco? Conversam e convencem todo o pessoal necessário para facilitar a operação.  É o vigilante, o funcionário do banco, o policial... levam a todos eles no papo e o assalto é bem sucedido! Não acha você que é muita coragem e ousadia? Portanto, parabéns para o ladrão.
Agora tem uma coisa: tenho horror ao ladrão que mata a pessoa que ele assalta. Isso é covardia e burrice. Como é que eu vou extinguir a minha fonte de renda? Sim, as pessoas assaltadas são fonte de renda para ele. Matar é acabar com uma das suas fontes de recursos. Aí você pode dizer: não, ele só mata a quem reage. E eu digo: não, às vezes, eles matam simplesmente porque a pessoa os conhece. Nas duas situações eu simplesmente vejo um grande ato de burrice e covardia. Ele tinha era que deixar sua vitima viva para, trabalhando, conseguir mais dinheiro para ele roubar depois de um certo tempo. Era só deixar o cidadão se reabastecer. E, no caso de reação ele tinha era que usar a inteligência acima exaltada para contornar a situação. Matar, nunca!!!

Então, aqui, em vez de elogio, apresento minha repulsa e digo: seja homem rapaz! Matar é pura covardia e burrice, repito. Assim você perde dinheiro, perde a estima da sociedade e ainda se arrisca a ser preso. E lembro que Deus rejeita você. (cf. Sl 5,7). Isso é lá negócio?!!

Nenhum comentário: