23/09/2016

Falando sobre Política

Nos últimos artigos postados neste blog andei abordando temas que se ligam à política.
Hoje trago uma explicação sobre o assunto para evitar que algumas pessoas comecem a falar assim: “Ah, o padre vinha tão bem, mas agora começou a se meter em política. Assim não dá, padre não tem que se meter nesses assuntos.”
Deixe-me explicar um pouco. Olhe, existe política e política. Ou seja: existe a política universal, a politica da vida que todo ser humano traz dentro de si, dentro de sua própria natureza. O “homem é um ser político” já dizia Aristóteles no IV século antes de Cristo. Esta política natural nós a usamos desde pequeninos. Ela nos ajuda à bem viver com as pessoas e adquirir o que necessitamos para sobreviver.
            Temos também a política dos políticos. Esta provém da necessidade que temos para viver em sociedade: viver na cidade, no Estado, no país e no mundo inteiro. É a política feita para se conseguir pessoas que administrem o bem comum, o bem de todos. Também pessoas que criem leis, regras para a convivência feliz de todos. Veja o que escrevi: de todos, não de alguns apenas.
            Então, o que estou fazendo é uma tentativa de orientar as pessoas a respeito dos seus direitos e deveres para bem viver juntos com os outros, viver em sociedade de maneira feliz, alegre, de modo fraterno. Como padre não devo me meter em política partidária. Mas tenho obrigação de orientar o povo.
            O que pretendo fazer é, pois, um longo trabalho de conscientização cívica. Aí abordaremos nossos direitos e deveres de cidadãos bem como os direitos e deveres das pessoas que ocupam cargos de administradores ou legisladores.
            Com este trabalho espero que todo o povo brasileiro devidamente orientado possa mudar esta nação tão violenta e injusta de hoje em uma nação segundo o coração de Deus: totalmente fraterna. Afinal de contas não dizem que Deus é brasileiro?


Nenhum comentário: