02/09/2016

A medalha maior


     
Nas bonitas olimpíadas acontecidas no Rio de Janeiro senti falta da maior e mais preciosa medalha para premiar os atletas. E que medalha é essa? É aquela que o apostolo Paula nos apresenta na segunda carta a Timóteo 4,7-8; “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (confira também 1Cor 9,24s). Como veem essa medalha é para todos os atletas e não simplesmente para um. E vale infinitamente, mas que a costumeira medalha de ouro. Para se conquistar essa medalha o atleta não precisa botar nenhum companheiro para trás. Todos podem e devem conquista-la e receber dentro de uma festa que não terá fim. Você tem toda a eternidade para curtir sua vitória e o premio que recebeu. Você só tem um adversário para concorrer com você: é você mesmo enquanto portador de faltas morais que chamamos de pecado. Noutra palavra, é o tal do homem velho que insiste em permanecer teimosamente em você apesar do seu esforço em arranca-lo (cf. Col 3,9). Portanto, esse homem velho que concorre com você é que tem que ser superado. A tal alto superação tão badalada na boca dos locutores e apresentadores de programas esportivos que é contra você mesmo. Explicando melhor: há o lado bom (do homem novo) provindo do batismo (cf. Rm 6, 3-4) e há o homem velho (provindo de Adão) mediante o pecado original (cf. Gn 3). Vencer o homem velho é o grande ideal de toda humanidade rumo a melhor medalha.
      Aqui, eu lamento a ausência do incentivo para esta medalha por parte dos organizadores e presidentes das olimpíadas organizadas. Ninguém da direção do evento tocou se quer no nome de Deus.
Como seria bom que, daqui para frente, os diretores dos esportes colocassem no início do evento um momento bonito de adoração e invocação a Deus. Convocaria um representante de cada modalidade religiosa aí presente para um belíssimo momento de oração ecumênica. Tenho certeza que os atletas, seus parentes e a sociedade em geral sentir-se-iam muitos felizes com isso.  Os atletas ficariam muito mais confiantes, serenos, no combate mesmo sabendo que alguém tenha que perder quando se trata de disputa esportiva.
Mas eu quero parabenizar o Usain Bolt que deu sinal de sua fé sempre que competia. Parabéns a Gloria Maria que assim se expressou referindo-se a vitória do futebol masculino brasileiro e à organização geral das olimpíadas: “Graças a Deus que deu tudo certo”. Parabéns a equipe brasileira de futebol que, após a vitória que lhe valeu a medalha de ouro fez oração de agradecimento a Deus, conforme informou um dos apresentadores da Rede Globo. Parabéns a quem manifestou sua fé dentro da vivencia das olimpíadas e que eu não tive condições de ver.  Parabéns, parabéns a quem pensa, louva enaltecendo o seu Deus. 

Nenhum comentário: