30/09/2016

O que acontece a quem vende o seu voto?

1. Despersonaliza-se. Mostra-se como uma pessoa venal. E gente que se vende é gente sem confiança, é gente sem futuro.
2. Roubou e ajudou o seu candidato a roubar. Explicando melhor: o valor que o candidato lhe deu vai ser recuperado por ele através de falcatruas. Quer dizer: o objeto ou obra que custa trinta mil reais, por exemplo, ele manda o fornecedor colocar quarenta ou cinquenta mil. Esse acréscimo no preço da mercadoria ou obra fica para ele. É para recuperar o dinheiro que ele deu a você e a outras pessoas.  Está vendo você? Ele está tirando o dinheiro do povo do qual você faz parte. Ele está roubando a sociedade para comprar seu voto e de outros vendedores de voto. Você elegeu um corrupto ou, noutra palavra mais grosseira, você elegeu um ladrão.  Dar pra aceitar um negócio desses? Bonito pra sua cara!
3. Elegendo o político corrupto, ladrão, você prejudicou a você mesmo, a seus familiares, a sua cidade, a seu Estado e a seu país. Você ajudou a criar mais um membro para a raça de político ruim que aí está.
4. Você desrespeitou o seu Deus que ordena no sétimo mandamento de sua Lei: “não furtarás” (Ex 20,15). Você rompeu com o seu Deus.

            E agora? O que vamos fazer? Vamos reciclar nossa mentalidade. Vamos mudar nossa quase inata cultura de corrupção em pequenas coisas que acaba gerando essa monstruosa classe política que está ceifando os valores morais, espirituais e até mesmo a vida do nosso povo. Isso é muito grave, gente! Vamos mudar!a 

23/09/2016

Falando sobre Política

Nos últimos artigos postados neste blog andei abordando temas que se ligam à política.
Hoje trago uma explicação sobre o assunto para evitar que algumas pessoas comecem a falar assim: “Ah, o padre vinha tão bem, mas agora começou a se meter em política. Assim não dá, padre não tem que se meter nesses assuntos.”
Deixe-me explicar um pouco. Olhe, existe política e política. Ou seja: existe a política universal, a politica da vida que todo ser humano traz dentro de si, dentro de sua própria natureza. O “homem é um ser político” já dizia Aristóteles no IV século antes de Cristo. Esta política natural nós a usamos desde pequeninos. Ela nos ajuda à bem viver com as pessoas e adquirir o que necessitamos para sobreviver.
            Temos também a política dos políticos. Esta provém da necessidade que temos para viver em sociedade: viver na cidade, no Estado, no país e no mundo inteiro. É a política feita para se conseguir pessoas que administrem o bem comum, o bem de todos. Também pessoas que criem leis, regras para a convivência feliz de todos. Veja o que escrevi: de todos, não de alguns apenas.
            Então, o que estou fazendo é uma tentativa de orientar as pessoas a respeito dos seus direitos e deveres para bem viver juntos com os outros, viver em sociedade de maneira feliz, alegre, de modo fraterno. Como padre não devo me meter em política partidária. Mas tenho obrigação de orientar o povo.
            O que pretendo fazer é, pois, um longo trabalho de conscientização cívica. Aí abordaremos nossos direitos e deveres de cidadãos bem como os direitos e deveres das pessoas que ocupam cargos de administradores ou legisladores.
            Com este trabalho espero que todo o povo brasileiro devidamente orientado possa mudar esta nação tão violenta e injusta de hoje em uma nação segundo o coração de Deus: totalmente fraterna. Afinal de contas não dizem que Deus é brasileiro?


16/09/2016

Descobrir um bom candidato

           
 Como posso saber que alguém é ou não é um bom candidato ou candidata se ninguém traz letreiro na testa?
            Veja o que se pode fazer:
Ø  Sondar a vida passada da pessoa que deseja ser eleita. Sondar na família, no trabalho, no desempenho do mandando se se trata de reeleição, no relacionamento social e, sobretudo, no relacionamento com Deus, na sua vida religiosa (Qualquer que seja a sua religião).
Ø  Para isso buscar informações com as pessoas de nosso conhecimento. Isso não é se meter na vida alheia não; isso é escolher uma pessoa que sirva para exercer um mandado politico.
Ø  Ouvir programas informativos no radio ou na televisão. É muito importante, sobretudo, ouvir comentaristas políticos, educadores, pessoas sábias.
Ø  Escolher não apenas uma pessoa boa, mas que seja, simultaneamente, uma pessoa competente para exercer a função que deseja ocupar.

No tempo da campanha política ver e ouvir, com atenção, o guia eleitoral, dispensando particular cuidado às entrelinhas da conversa do candidato.


E atenção:  Política é coisa séria! Se nós não começarmos a votar certo agora o nosso país não vai melhorar nunca! E aí de nós! 

Perfil de um candidato à eleição

1. CRER EM DEUS E SEGUIR SEUS MANDAMENTOS - isso é sumamente importante porque Deus é a fonte de toda Sabedoria. O administrador ou legislador precisa dele (cf. 1Rs 3,5-15)

2. SER AJUSTADO NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE. Gente desajustada não dá mesmo.

3. COMPETENCIA PARA A FUNÇÃO PÚBLICA QUE PLEITEIA.

4. LIDERANÇA. Ter o carisma espontâneo de atrair pessoas e leva-las à agir em favor do bem comum.

5. HONESTIDADE

6.  ESPIRITO EMPREENDEDOR.  Nada de empurrar com a barriga. Tem que trabalhar.

7. SERIEDADE NO QUE FAZ. 

8. SABER ESCUTAR AS PESSOAS

9. SENSIBILIDADE PARA O BEM COMUM

10. BOM SENSO NO AGIR. Ver o que é mais importante e urgente.

11. ZELO PELA COISA PÚBLICA. Não deixar, por exemplo, as máquinas enferrujarem com o sol e a chuva. 

09/09/2016

Eleger quem?

A campanha eleitoral está nas ruas e na zona rural de seu município. Os candidatos estão se apresentando para seu julgamento e sua escolha.
            Quem vai escolher é você. Você é quem decide, é quem aponta a pessoa certa para governar sua cidade; a pessoa certa para legislar, dar as ordens para o bom funcionamento de sua cidade. Não é verdade? É grande a sua responsabilidade. O destino de seu município está em suas mãos.
            Então vote certo, por favor! Escolha seu candidato com critérios certos. Evite escolher seu governante ou legislador só porque é seu amigo ou amiga, ou porque lhe deu dinheiro ou prometeu emprego para você ou para seu filho. Evite isso! Eu conheço o caso de uma senhora que dizia assim por ocasião de uma dessas eleições passadas: “Vou votar em fulano porque é bonito”. Gente por favor! O que faz um bom candidato são suas qualidades técnico-administrativas, suas qualidades morais e espirituais; ou seja: uma personalidade no sentido completo da palavra.  Pense nisso!
            No próximo artigo vou lhe apresentar o elenco de qualidades que fazem um bom politico, uma pessoa apta para governar seu município ou para legislar sobre o mesmo.
            Combinado?  

02/09/2016

Quanta reclamação!

            
Os meios de comunicação social (principalmente a TV) têm insistido muito sobre o problema da violência contra a mulher (é bom dizer que a também violência da mulher contra o homem) e apresentam cifras assombrosas.
            Por que será que está acontecendo tanto esta pratica desprezível? Por quê? Será que os homens são tão ruins assim? Será que as mulheres são tão ruins que tem que apanhar dos homens, seus companheiros? Eu poderia dizer que nenhum e nem outra é ruim, se ele fosse ruim ela não o teria escolhido para ser seu marido. Se ela fosse ruim ele não a teria escolhido para ser sua esposa.
            Então o que está acontecendo? Aqui vai o meu palpite: o problema é que não estão sabendo escolher. E não estão sabendo conduzir o seu amor, tem que haver critérios para a escolha do/a parceiro/a. o primeiro critério é a perfeita sintonia entre os dois. Sintonia de corpo e de alma; não somente de corpo. Não esqueça que o ser humano é um composto de corpo e alma. Por isso a sintonia perfeita é indispensável. O segundo critério é a perfeita sintonia com Deus que é a fonte do amor. Sem Ele nada feito; tudo cai por terra. O terceiro critério é ver a procedência do parceiro/a. De que tipo de família ele ou ela procede? Ver bem isso. Certa vez um matuto me disse: “ Mulher se procura como se procura cavalo de raça”. O matuto tem suas razões. O quarto critério é saúde; saúde física, mental e espiritual. Casar com doente não dar. Finalmente, o quinto critério é um bom namoro; namorar bem, com dignidade, com seriedade, em diálogo sadio onde se descobre os valores de cada pessoa.  
            O chato é que esses critérios não estão com raras exceções sendo levados em conta pela sociedade atual. Aí é que está a desgraça.
            Veja:
·         Está se casando hoje com a moça bonita (o rapaz bonito) de corpo, mas que não é bonito na alma; é só a carne que é levada em conta;
·         Está se casando com homem ou mulher que não tem nenhuma vivencia religiosa. Aí não dá mesmo.
·         Casar sem levar em conta a família do/a parceiro/a é realmente uma temeridade;
·         Não levando em conta a saúde do/a parceiro/a, acaba-se casando com alcoólatra, esquizofrênico, desajustando emocional, etc;
·         Essa maneira de namorar no ritmo de um erotismo grosseiro, descontrolado como fazem hoje é que, normalmente, gera a tal violência contra a mulher (ou contra o homem).
Então, a meu ver, quem na escolha do/a parceiro/a desconsidera qualquer um desses critérios (sobretudo o segundo), com certeza está sujeito/a a ser surpreendido por uma separação, empurrões, tapas, facadas, até mesmo a bala. Casar sem critério é arriscar demais a própria vida e a vida de outras pessoas. E ninguém pense que policia ou delegacia de mulher resolve isso não!

      Juízo, gente! 

A medalha maior


     
Nas bonitas olimpíadas acontecidas no Rio de Janeiro senti falta da maior e mais preciosa medalha para premiar os atletas. E que medalha é essa? É aquela que o apostolo Paula nos apresenta na segunda carta a Timóteo 4,7-8; “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (confira também 1Cor 9,24s). Como veem essa medalha é para todos os atletas e não simplesmente para um. E vale infinitamente, mas que a costumeira medalha de ouro. Para se conquistar essa medalha o atleta não precisa botar nenhum companheiro para trás. Todos podem e devem conquista-la e receber dentro de uma festa que não terá fim. Você tem toda a eternidade para curtir sua vitória e o premio que recebeu. Você só tem um adversário para concorrer com você: é você mesmo enquanto portador de faltas morais que chamamos de pecado. Noutra palavra, é o tal do homem velho que insiste em permanecer teimosamente em você apesar do seu esforço em arranca-lo (cf. Col 3,9). Portanto, esse homem velho que concorre com você é que tem que ser superado. A tal alto superação tão badalada na boca dos locutores e apresentadores de programas esportivos que é contra você mesmo. Explicando melhor: há o lado bom (do homem novo) provindo do batismo (cf. Rm 6, 3-4) e há o homem velho (provindo de Adão) mediante o pecado original (cf. Gn 3). Vencer o homem velho é o grande ideal de toda humanidade rumo a melhor medalha.
      Aqui, eu lamento a ausência do incentivo para esta medalha por parte dos organizadores e presidentes das olimpíadas organizadas. Ninguém da direção do evento tocou se quer no nome de Deus.
Como seria bom que, daqui para frente, os diretores dos esportes colocassem no início do evento um momento bonito de adoração e invocação a Deus. Convocaria um representante de cada modalidade religiosa aí presente para um belíssimo momento de oração ecumênica. Tenho certeza que os atletas, seus parentes e a sociedade em geral sentir-se-iam muitos felizes com isso.  Os atletas ficariam muito mais confiantes, serenos, no combate mesmo sabendo que alguém tenha que perder quando se trata de disputa esportiva.
Mas eu quero parabenizar o Usain Bolt que deu sinal de sua fé sempre que competia. Parabéns a Gloria Maria que assim se expressou referindo-se a vitória do futebol masculino brasileiro e à organização geral das olimpíadas: “Graças a Deus que deu tudo certo”. Parabéns a equipe brasileira de futebol que, após a vitória que lhe valeu a medalha de ouro fez oração de agradecimento a Deus, conforme informou um dos apresentadores da Rede Globo. Parabéns a quem manifestou sua fé dentro da vivencia das olimpíadas e que eu não tive condições de ver.  Parabéns, parabéns a quem pensa, louva enaltecendo o seu Deus.