30/12/2016

A maratona


Frente às festividades de fim de ano, somos convidados a pensar no significado de tudo isso. E se percebe espontaneamente o fato indiscutível da realidade fugitiva que somos. Os mais velhos, os bem mais velhos se lembram, com saudade, do seu tempo de criança. Tempo em que brincávamos de boneca, de bola (bola de meia na casa dos mais pobres), brincadeira do toca, do anel, brincadeira de cabra cega, de roda, etc. Eram brincadeiras do tempo passado quando não havia essa parafernália de instrumentos eletrônicos que, lamentavelmente, tira das crianças de hoje a possibilidade de uma vida mais humana, mais sadia e mais feliz. É o artificialismo da vida de hoje empanando a vida natural, a vida mais humana do passado, o que levou o poeta a se expressar nestes termos: “Oh! Que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais” (Cassimiro de Abreu). Digo isso não é por questão de saudosismo. Falo para nos lembrar que estamos numa caminhada; numa bonita maratona. Maratona essa que tem seu ponto de chegada no céu. Se a palavra céu não soa bem aos ouvidos de alguém esse alguém pode usar outro nome; o que não pode é negar a realidade. Trata-se de um fato inerente à própria natureza humana; ela cobra o ponto de chegada, pois se trata da plenificação humana.
            Então, veja bem: cada ano que se passa está dizendo a você: parabéns, você está cada vez mais perto de sua vitória final. Eu disse vitória e não fracasso final. Morte não é fracasso. É o grande momento de sua passagem para a total realização humana. È ai que você se torna 100% homem ou mulher. (Cf. 2Tm 4,8) É preciso cuidado para não se desviar do caminho. A estrada é Jesus. Ele disse: Eu sou o caminho (...). Ninguém chega ao pai senão por mim (cf. Jo 14,6).
            Então o negocio é brincar, se divertir gozar a vida, mas sem perder o rumo de nossa existência.

Parabéns por mais um ano de vida, por mais um passo firme que dá para a conquista do seu troféu.  

23/12/2016

Cadê o aniversariante?

Lembro-me do whatsapp que um amigo me enviou contando a história de uma criança que foi ao shopping com sua mãe numa noite de natal. Ela, sofregamente, procurava encontrar Jesus; e dizia, insistentemente, à sua mãe: Mainha, onde está Jesus? Eu quero ver Jesus! Via muitas luzes, arvores de natal, papai Noel, etc. Mas, nada de encontrar Jesus, voltou para casa decepcionada.
            Realmente, no shopping não se encontra Jesus. Não é ai o seu lugar. Mas, com isso, a criança põe diante dos nossos olhos a existência de uma realidade muito ruim nos dias de hoje: a sociedade que se diz moderna não está se interessando por Jesus. O que se vê no natal é, por um lado, a busca desenfreada por dinheiro (Já estão abrindo o comércio até aos domingos para não perderem a oportunidade de conseguir mais dinheiro ainda). Para essa gente Jesus só serve de instrumento para se conseguir dinheiro.
            Por outro lado o povo (clientes) só está interessado nas coisas externas: pisca- pisca, árvore de natal, roupa nova e bonita, pintura nova na casa, peru de natal, bebidas típicas, panetone, etc, enfim, pura exterioridade; e Jesus... Pouca gente se lembra dele. Poucas pessoas estão indo à igreja onde, de fato, se encontra Jesus. Pouca gente se prepara para o natal através de uma boa confissão ( cf. Mt. 3,1-3). Mas é isso ai: Jesus se encontra na igreja (cf. Lc. 2,49) e no coração das pessoas santas, das pessoas que estão em estado de graça (cf. Jo. 14,23)
            Aqui eu deixo uma dica para quem interessar possa: Gente, Deus existe. Foi Ele que criou você e programou você para morar com Ele no ambiente da eternidade. É no céu que você vai ter aquilo que você mais deseja: a felicidade completa ( cf. Jo. 14,2-3). Neste mundo você está passando por um estágio. Mas o céu é que é o seu lugar, lugar de viver feliz e para sempre (cf. Mt 25,31-46).
             Pode acreditar nisso sem medo de errar. Veja nosso Pai Criador mandou Jesus ao mundo para confirmar tudo isso que estou dizendo. Natal é festa dele, é seu aniversário (cf. Lc. 2,9-11). E o desejo dele é que você se torne íntimo dele, numa amizade profunda, inquebrantável e eterna (cf. Ap. 3,20). Cuidado para não deixar que as exterioridades deste mundo lhe perturbem o relacionamento com Ele (cf. Mt 13,3-9. 22 ) Só Ele verdadeiramente vale a pena (cf. Fl. 3,7-8) Quem estuda com seriedade percebe isso. Não se prive do prazer de ser feliz!

            Aplauda Jesus neste natal! É Ele o dono da festa. Ok? Feliz Natal. 

16/12/2016

Matar?


           
A sociedade que se diz civilizada cada vez mais decai para o pior ao ponto de já realizar, quase na integra, a observação feita pelo Pe. João Batista Viavey: o Cura D’Ars. Diz ele: “Deixai uma paróquia durante 20 (vinte) anos sem padre e lá se adorarão as bestas” (Citação feita por Bento XVl na carta aos sacerdotes por ocasião do ano sacerdotal – 2009)
            Hoje está acontecendo quase isso ou até mais do que isso: rejeitando os ensinamentos de Deus os homens passaram a adorar papel (sob a forma de dinheiro) e um pedaço do corpo humano (órgãos sexuais).
            Na adoração a essas coisas aparecem os maiores absurdos. Absurdos esses que, por incrível que pareça, partem de cérebros de invejável inteligência, porém bestificados pelo uso dos ídolos acima citados. É o caso, por exemplo, do que acontece, no nosso tempo, com pessoas do STF (Supremo Tribunal Federal) brasileiro e com boa parte dos nossos parlamentares. Estão querendo inocentar os executores da matança infantil realizada até os 03 (três) meses de gestação. E, para isso, alegam o seguinte:
1-      Com apenas três meses de gestação o embrião ainda não é uma pessoa humana;
2-      A mulher tem direito ao exercício livre de sua sexualidade;
3-      O corpo da mulher é dela; ela tem pleno direito de fazer dele o que bem quiser;
4-      A maternidade não desejada é fonte de problemas futuros para toda a família, inclusive para a criança dela proveniente;
5-      O aborto clandestino é uma questão de saúde pública;
6-      Alguns países já fazem isso.
E assim por diante; apresentam outros argumentos inconsistentes e, evidentemente, desprezíveis.
            Interessante: Nenhum desses abortistas se lembra de que o homem é um ser inteligente e senhor de seus próprios atos. Será que existe uma fatalidade sexual? Será que o homem é incapaz de dominar a si mesmo? Não tem força para controlar seus sentimentos, suas paixões? Claro que tem condições para isso, não é verdade? È só querer.
            Então se você não quer mais um filho ou quer dar mais tempo para receber a próxima criança é muito simples: evite o coito. Sim, porque você pode ter um relacionamento simplesmente por amor, mas também em vista da geração de um filho. Se não quer filho agora adote a castidade conjugal; evite o abraço gerador enquanto sua esposa está no período fértil. Afinal de contas há muitas maneiras de manifestar amor e carinho. A abstinência do ato sexual temporária é uma delas. E, lembre-se, se você é cristão a castidade conjugal é um dos meios de ascese que faz você crescer na graça de Deus.

            Portanto veja: não precisa fazer aborto para conseguir o controle numérico da família. Também não precisa tomar anticoncepcional algum. O anticoncepcional faz mal à saúde da mulher. Também não é necessário fazer vasectomia. O que precisa mesmo é viver como gente, adotando a continência periódica. A castidade conjugal faz bem; faz crescer na saúde do corpo e da alma. Faz você se tornar mais santo. E santidade é o que Deus quer pra você. (Cf. Levítico 11,45). E lembre-se: só Deus tem direito e poder para doar ou para tirar a vida humana. Aborto é pecado gravíssimo, é um crime que clama vingança do céu (Cf. Gênese 4,10).   

09/12/2016

Taí os bestinha!


            
Você, certamente, está acompanhando pela imprensa as baboseiras que o nosso governo apresenta a cada dia pra cima do povo brasileiro, pra cima de você.
            Depois da PEC, ainda cambaleante, a reforma da Previdência. Se a reforma passar você só pode se aposentar, praticamente na hora de morrer. Eles esquecem que a aposentadoria já está garantida pelo verdadeiro e único patrão de todos nós: Deus. Ele que é nosso dono, nosso Pai criador e detentor de toda riqueza, é Ele que nos reserva a única e verdadeira aposentadoria. Os homens que nos governam, neste mundo, são realmente uns tristes.
            Veja o que estão fazendo: para você se aposentar com o mísero salário mínimo você tem que trabalhar 45 (quarenta e cinco) anos e já ter vivido 65 (sessenta e cinco) anos.
Eu pergunto: Qual a empresa que vai querer para o quadro de seus funcionários gente cansada de 50 (cinquenta) a 64 (sessenta e quatro) anos quando tem tanto jovem com energia total querendo trabalhar? Claro que o trabalhador jovem tem a preferência. E ai se falta emprego para o madurão por conta de sua menor resistência, como vai ele continuar pagando o INSS? Donde vai tirar o dinheiro?
            Mas veja o que estão fazendo: tiram desse condicionamento excelentíssimos senhores parlamentares. Exatamente os que desequilibram os cofres da nação. Os coitadinhos que ganham livre o insignificante salário de R$ 33.700.00 (trinta e três mil e setecentos reais) mensais, os coitadinhos não podem passar pelo vexame de pagar 45 (quarenta e cinco) anos de INSS e esperar 65 (sessenta e cinco ) anos para se aposentar. Isso seria uma judiação! Isso é coisa pros outros, pra aqueles que os sustentam. Não é uma gracinha?
            Então veja: enquanto você, embora cansado têm que trabalhar até os 64 (sessenta e quatro) anos, os coitados dos nossos parlamentares trabalham durante uns 8 (oito) anos (dois mandatos) e já se aposentam com o mesmo valor que ganhavam durante o seu mandato. Taí os bestinha!
Você não acha que é esculhambação demais, não?
Gente, é hora de nos unirmos e controlar o leme da administração deste país. É o que estão gritando nas ruas e pelos meios de comunicação. Eu também estou gritando. É preciso nos darmos às mãos. Já estou organizando uma estratégia para isso. Eu preciso de seu sim e de sua participação concreta. Aguarde o momento.  

            

02/12/2016

Sugestão para o governo


           
Tenho pensado sobre a crise econômica do Brasil e nas providências que o governo está tomando para superá-la.
            Percebo um desconforto generalizado na sociedade quanto no próprio governo. Acho que a medida que está sendo adotada pelo governo é extremamente equivocada.
            Pensemos um pouco:  Quem provocou esta situação de precariedade nas contas do país? Dilma? O PT? Mas Dilma não governou só com o PT. Era também com o PMDB, PC do B, PDT e outros partidos. Então todo esse conjunto de partidos é responsável pela crise; não só Dilma e o PT. Todo esse conjunto é responsável inclusive os da oposição. Pois, pelo que sei todos foram eleitos para cuidar do Brasil e não para ficarem se digladiando entre si. Então, repito todo o conjunto do Congresso Nacional é responsável pela crise.
            E quem lançou mão sobre o dinheiro público? Os políticos? Os grandes empresários? Os banqueiros? O dinheiro da Petrobrás e de outras empresas públicas onde foi parar? Está no bolso de quem? Sei que não está no bolso do povo pobre. Está no bolso do cidadão simplesmente rico ou do cidadão politico que também é rico? (Como se sabe a maioria dos políticos são empresários). Então onde está o dinheiro do Brasil? Onde está o dinheiro do povo, o nosso dinheiro? No bolso dos banqueiros? Na mão dos operadores de Bolsas? Claro que o governo sabe de tudo isso e bem direitinho. Eu entendo que a operação para o resgate do país parte daqueles que estão retendo o nosso dinheiro e não do povo pobre que não tem onde cair morto.
            Então, veja, senhor presidente, e seus assessores, vejam senhores congressistas: Que tal fazer assim: reduzir de maneira meio drástica os salários gigantes dos  privilegiados deste país? Por exemplo, os membros do Congresso, presidente, ministros, etc, ganhar R$ 15.000.00 (quinze mil reais) ao invés do que estão ganhando hoje. Já seria uma boa economia para o país. E quinze mil reais já é um bom salário. Lembrem-se que o povo está vivendo com R$ 880,00 (oitocentos e oitenta reais ). Para este esquema de ação entraria também, de maneira sensata, juízes, funcionário de autarquias, grandes empresários, médicos, jogadores de futebol de maior expressão, artistas vocais ou cênicos, etc. E mais ainda, exigir de volta aos cofres públicos o dinheiro extraviado pelos campeões da desonestidade deste país. Mesmo que o dinheiro tenha sido empregado em construção de imóveis. Vende ou leiloa o imóvel e devolve o dinheiro ao país. Assim, o país voltará, em breve, a sua normalidade econômica.
            Vossas excelências (executivo e legislativo) têm poder para isso; é só querer fazer. Afinal de contas o país está passando por uma crise muito grave.  E, nessa hora, como a grande família que somos neste país, temos que nos juntarmos dando cada um sua parcela de contribuição, pois o problema e de todos nós. E a contribuição maior deve ser sobre tudo dos detentores de maiores recursos.
            Resumindo: A sugestão é baixar os salários gigantes, cancelar privilégios, evitar gastos supérfluos e trazes de volta aos cofres da nação o recurso extraviado. Não vejo necessidade de mexer no salário mínimo; ele deve é ser aumentado cada vez mais. Pois, sem dinheiro, como vai o povo comprar e, assim, gerar imposto para o país?

             Está apontado o caminho. Façam isso, senhores! Assim fazendo não vai demorar o povo voltar a sorrir.