13/01/2017

Corrupção, que chato!


           
Refleti bastante sobre o fenômeno da corrupção que, a meu ver, mais oprime a sociedade brasileira. Pensei assim: Por que nossos políticos são tão corruptos? Eu me lembrei daquela frase corriqueira: “Cada povo tem o governo que merece” (cf. Eclo 10,2). Isso nos diz que, também o povo é corrupto. Lamentavelmente tenho que reconhecer este fato: somos um povo corrupto. Claro que temos muitas exceções. Mas no geral somos mesmo um povo corrupto. Haja vista o caso famoso de venda de voto. Corrupção em pequenas coisas ou mesmo em grandes coisas. Por exemplo: quem não teve o desprazer de ver alguém furando a fila no banco, na lotérica, na hora da refeição em eventos comunitários, etc, para ser servido(a) primeiro que os outros? Eu mesmo já tive o constrangimento de pagar o boleto de alguém por conta de sua insistência e incompreensão. Fazer o que? O fato é que o pessoal que estava atrás de mim ficou prejudicado.
            Mas donde vem à corrupção? O que é corrupção? Ela procede do desequilíbrio da natureza humana procedente do pecado original. Querer os bens que satisfaçam suas necessidades é normal; o que não é normal é você se apoderar do que é do outro. O Criador caprichou muito bem ao providenciar os bens deste mundo que foram feitos para todos. Todos têm o direito de ter tudo o que necessita para viver bem, para viver feliz. Ai vem o gaiato do egoísta ambicioso e, de algum modo, se apossa do que não é dele; isso é corrupção ou, com uma palavra mais popular e realista, é roubo mesmo.
            Então veja: lançar mão de certas estratégias para se conseguir o que é necessário para suas necessidades normais é inteligência, é atitude sadia. Mas usar a inteligência para conseguir mais do que o necessário, infringindo o direito do outro, é ganancia, é corrupção, é roubo.

            Para se conseguir o restabelecimento do completo equilíbrio nessas coisas é simplesmente adotar a orientação de Jesus de Nazaré: “Fazei aos outros tudo aquilo que quereis que eles vos façam” (Mt 7,12). Se todo o povo brasileiro, principalmente os políticos, adotar esta regra acabou-se a dor de cabeça deste país. 

Nenhum comentário: